Desenvolvedor Web precisa estudar mais do que Médico

Ainda me lembro de quando estava na 7ª ou 8ª série. Eu queria ser médico, acreditam? Sim. Adorava Biologia e Genética. Sonhava em ter um Dr. Antes do meu nome, mas desisti porque achei que teria que estudar muito.

Burro eu! Escolhi fazer um Curso Técnico em Informática, (só porque mexo em computadores desde pivete. Sempre eu que arrumava o PC da família, de amigos, etc) e desde então, nunca mais parei de estudar.
Será que um médico precisa estudar tanto quanto um programador Web?
Acredito até que nesta área precisamos estudar mais do que um programador de Softwares.

Por quê?
Trabalho quase que 24h no computador. E se não estou focado em algum projeto, estou lendo algum post, algum PDF ou pesquisando algo no Google. Isso se não estiver no ônibus ou metrô lendo uma Revista(recomendo a Revista W) ou um livro da área.

Precisamos aprender sobre padrões web, acessibilidade, compatibilidade entre tecnologias(cross-browsers), otimização para crawlers e robots, desempenho de Servidores, compatibilidade de versões do Apache ou IIS, Design Patterns, conhecer diversos CMS´s, estudar Frameworks, desenvolver algoritmos “mágicos”, etc.

E o pior de tudo isso, é que somos de T.I., mas trabalhamos em agências. Ou seja, precisamos fazer um milagre para entregarmos o Job em dia.

Você possui algum certificado de uma linguagem como o da Zend PHP ou da Microsoft .NET?

Tentei fazer algumas simulações e descobri que preciso evoluir muito para tirar um certificado. Isso porque já participei de muitos desenvolvimentos de sites/sistemas e afins.

É, leitor, quanto mais eu leio, mas eu descubro que preciso ler mais!

Afinal, nossa área cresce a cada dia. As tecnologias não param de aparecer, e novas técnicas são implantadas. Se você para de se atualizar, perde para um mercado tão competitivo.

E você? Acha que um médico precisa estudar mais do que nós desenvolvedores?

Eu posso estar exagerando, mas se você é preguiçoso(como eu era), não vire médico e nem programador! Ou será mais um desempregado…rsrs

22 ideias sobre “Desenvolvedor Web precisa estudar mais do que Médico

  1. Olá, em busca de uma orientação.

    Sou bacharel em Direito, mas quero migrar para área de tecnologia, especificamente em Programação, mas com a devida vênia, sou completamente leiga no assunto, mas é uma área em franca ascensão em quase todo o mundo.
    Pois bem, para uma pessoa “crua” como eu, qual área da programação você me recomendaria (sei que esse tipo de pergunta é muito pessoal), mas estou mesmo querendo migrar para essa área (tendo em vista à área do Direito).

    agradeço desde já a atenção e no aguardo de sua resposta.

    Carla – RJ

    • Carla, obrigado pelo seu comentário.

      Como você mesma já citou, essa é uma pergunta muito pessoal. Eu tenho conhecimento somente na área de programação Web. Outras áreas incluem software(programas), aplicativos de celular(iPhone e Android). Outras mais complexas como sistemas financeiros.

      Eu não teria muitos argumentos para convencê-la de não ir para a área de Web. É uma área que cresceu muito nos últimos anos e continua crescendo cada vez mais. Na verdade, eu não enxergo um momento onde não precisaremos mais de programas de internet. É uma dependência global.

      Agora, relacionado com direito, eu não sou a pessoa certa. Pelo menos eu não vejo nenhuma relação entre as duas áreas. Com exceção ao que somos ciente. Por exemplo crimes online, de hackeamento, pirataria, roubo de identidade e acesso ilegal de conteúdo, até mesmo o mais assustador, como abuso, pedofilia e etc.

      Além de termos e serviços, regulamentos de campanhas / competições.

      É bem difícil responder esta pergunta. Eu particularmente, vejo a Programação Web com um nível de aprendizado relativamente fácil para começar como “Desenvolvedor Junior”. De 3 a 4 meses de estudo, você já deve encontrar algo.
      Precisa se decidir, se estará disposta a iniciar do zero, com um salário comparativamente baixo.

      Existe a diferença do Front-End(voltado mais para o design) e o backend(voltado mais a formulas matemáticas e lógicas de negócio).

      Para chegar a nível pleno, terá que estudar bastante, senior então, terá que amar o que faz, ser muito paciente, estudar e testar muito.

      Espero que tenha ajudado. Mas espero que antes que se decida, reflita sobre a mudança de carreira. Você quer ir para esta área porque é o que você realmente gosta? Vai conseguir ficar olhando para um computador por 8,9 e até 10 horas por dia resolvendo problemas? Se quiser mudar só porque pagam bem e existem oportunidades, talvez não seja o que quer para o seu futuro. Isso pode ser frustrante num futuro mais próximo. Pense bem.

      Veja bem, não quero e nem devo de desencorajar. Mas quero te preparar para não se arrepender mais pra frente.

      Como citei nesse post (escrevi há +ou- 5 anos atrás), precisamos estudar muito. Eu nunca parei de estudar e sinto que estou sempre atrás de onde queria chegar. E continuo estudando muito. Todos os dias.

      O principal tarefa de um programador, é analisar um erro(bug) e precisa ser muito paciente. Precisa gostar de desafios e se empenhar para resolvê-los. Você terá pressão, muita pressão nessa carreira. Os prazos são sempre curtos, ninguém quer receber uma resposta como: “preciso de mais tempo”.
      Como programador, você precisará ser “forte” para dar essa resposta, mesmo que custe a sua carreira.

      Boa sorte na decisão e na carreira.

    • Thalysson, essa é uma pergunta bem “pessoal”. Depende muito do foco que você quer tomar. Quando escrevi este post(5 anos atrás) as linguagens mais utilizadas eram PHP e .NET. Python também era e continua sendo muito utilizado por grandes empresas. O Ruby (Ruby on Rails) tinha acabado de chegar e ficou bem famoso muito rápido. O NodeJS nem se quer existia, feito em Java Script e hoje em dia é uma das linguagens mais utilizadas e mais solicitadas para criação de APIs.

      Essas são todas linguagens de Backend (server side), ou seja que conectam com o banco de dados e executam a maioria das regras de negócio.

      Fora isso, você deve primeiramente ter um domínio de HTML e CSS(Linguagens de marcação e de estilos), juntamente com o Java Script(linguagen front-side). Um bom começo é ler os livros do Maujor: http://www.maujor.com/livro/livros.html

      E também o curso do Tárcio Zemel: http://www.eduk.com.br/cursos/11-negocios/124-desenvolvimento-web

      Se quer a minha opinião, aprenda p básico de HTML e CSS e se especialize em Java Script. É a linguagem da MODA e vai durar por um bom tempo. Depois de conseguir aprender Java Script, escolha um framework para trabalhar. O Angular é o mais procurado por empresas. O jQuery é o mais simples e bom para começar.

      Eu utilizo no meu dia a dia: HTML, CSS, Java Script com jQuery e o PHP.

      Espero que te ajude e boa sorte nos estudos. Se prepare porque nunca vai parar de estudar. Escrevi esse post há 5 anos e continuo estudando muito.

      Boa sorte!

      • Obrigado por responder! Estou aprendendo o básico de HTML, CSS e vou pro Java Script assim que terminar o básico dos dois. Vou pro JQuery e PHP assim que possível também! Obrigado! Boa sorte também.

        • Uma dica que não pode faltar, é aprenda inglês o mais cedo que puder. Se você já tem um bom domínio do Inglês, existem muitos sites com bom conteúdo e até cursos(do mesmo estilo do Tárcio) com conteúdo muito rico e bem atualizado. Se quiser, te indico estes sites.

          abs

          • Thalysson, no meu delicious tem uma lista com vários websites para aprender a programar. Alguns em Português, outros em inglês, alguns nunca testei. Têm de graça, tem uns que o preço é bem acessível e tem uns que é bem caro.

            Nacionais, recomendo:
            Alura (Caelum) Front End e PHP também
            School of Net(mesma que a Code Education) Mais avançado para PHP e Java Script, mas conteúdo muito bom, o Wesley deixa vários videos no youtube e no vimeo de acesso gratuito.

            Internacionais eu já usei e gosto muito:
            Tuts+
            Lynda
            Code School (Pluralsight mesma empresa)
            Egg Head (Mais para Java Script avançado)

            Tem também alguns links de playlists e videos do youtube. Espero que te ajude.

            Se quiser um curso mais presencial, a Caelum é um ótimo lugar.

            Link do Delicious: https://delicious.com/leobok/onlinecourse

  2. Pingback: Programador tem que ser fluente (English) | Leo Caseiro

  3. Gostei do post.
    Mas a grande vantagem do médico é ter a CRM ao seu lado , assim mesmo que você tenha uma experiência e conhecimentos enormes você nunca será um médico.
    Já vi enfermeiros, farmaceuticos e técnicos de laboratórios dando dicas e conselhos (não pode ser uma consulta) mais importantes do que de médicos.
    Isso não acontece na área de programação onde a concorrencia é extrema e não existe nenhuma regulamentação, por isso acredito mesmo nesse post.
    Programador e desenvolvedor web tem que estudar mais que médico!
    My recent post Sistema de Leilão de Centavos

    • Olá Mauricio, você entendeu a excedência do post. Obviamente médicos lêem livros e estudam a vida toda.

      Mas a idéia desse post é demonstrar que não adianta saber fazer um CRUD e usar Wordpres. Temos que estudar a vida toda, pois as tecnologias estão cada vez atualizadas.
      Esse post já tem 3 anos e mesmo assim ainda continuo estudando. Surgiram muitas novidades, as redes sociais com apis e etc.

      Obs: desculpe a demora da minha resposta, quando habilitei o IntenseDebate parei de receber emails avisando dos comentários, mas hoje volte essa opção.

      Abs

  4. Pingback: Tudo sobre utilizar Permalinks no Wordpress | Leo Caseiro

  5. @Tiago Floriano

    Últimamente o que mais tento é conseguir tempo para estudar: .NET, ROR, WEB STANDARDS, JAVA SCRIPT e etc.

    Extremamente complicado se organizar, quando você tem que aprender milhões de coisas, outras por gosto e outras por causa do seu trabalho.

    Comprei o Livro HTML do maujor e pretendo aprender web standards por ele, em paralelo e poucas horas por dia vou vendo programação.

    <abbr>Wellington postou em seu blog: Sendo dedurado pelas abas do firefox.</abbr>

  6. Bah cara! Estava pensando em escrever algo sobre isto estes dias! Atualmente estou “tentando” estudar Ruby, JS (sei o básico), AJAX e CSS. Sem contar que também estou, há alguns meses, “tentando” aprender outros idiomas. E ainda estava afim de “tentar” aprender Ruby On Rails. Não por gostar, pois meu primeiro contato com “isso” foi horrível, odiei! Principalmente porque já havia dado uma olhada em Ruby e havia adorado (RoR tira o gostinho doce do Ruby), mas por ser uma linguagem muito usada e, que pode trazer bons jobs. Mas tudo isso estou “tentando” pois tempo é algo que me falta com muita frequencia… Programador Web deveria se tornar uma profissão regulamentada, de tanto que “suamos a camisa”!

  7. olha que nao sei bem nao quem ta no lucro
    esse anuncio é recente:
    prefeitura de Olinda (capital da cultura) procura
    médico.. salário inicial 460 R$
    segura essa bomba

  8. @Wellington, realmente o Médico ta no $ lucro rsrs

    @Allan, ainda bem que não somos aprendizes do Roberto Justus né? rsrs

    @Celso, também fiz curso(na verdade facul) para pegar certificado. Foi muito bom para ter diploma e conhecer gente da área(afinal, contatos são melhores que diplomas rsrs)

    @Pedro Rogério, por isso você estuda 24h por dia né? rsrs

    @Julio Greff, acho que se ficarmos só 2 meses parados já estamos atrasadíssimos. É tanta coisa surgindo a cada segundo…

  9. Não sei se é preciso estudar mais do que um médico, mas nossa área é extremamente grande. Basta ficar um ano parado e você está morto no mercado. Mesmo não podendo parar um segundo, é isso que me faz gostar de ser um desenvolvedor web: sempre teremos algo a aprender, e isso torna a profissão bem divertida e competitiva. E eu adoro competição…

  10. Fala Leo, bacana seu post, acredito que cada area tem seu lado rs desde pivete eu sempre quis mexer com isso mesmo e como vc disse nessa area nao da pra ficar de maos atadas e fica esperando seu companheiro de trabalho lhe ajudar vc tem q correr atras e hj em dia tem tanta coisa na internet, o google vc axa de tudo q vc precisa basta querer o q hj em dia grande parte da galera q trampa com isso se acomoda de mais, e essas pessoas so ficam para tras rs.

    O que eu sei hj foi msm lendo, pequisando, fuçando nada de cursos etc qdo eu fiz um foi msm para pegar o certificado.

    Parabéns pelo post rs

  11. Sim, cada dia que vou dormir penso: como o mercado evolui rápido será que vou conseguir acompanhar o mesmo ?

    Cada área tem seus prós e contras.

    Mas:
    Se for comparar um Analista fudido em execução com um Médico, o Médico ta no R$$ lucro.

Deixe uma resposta