Porque os programadores precisam virar noites para entregar no prazo

publicado em 18 de Novembro de 2008

Quantas vezes te pediram para entregar um JOB para amanhã de manhã? Aí você olha o relógio e observa que há exatamente 10 minutos é o seu horário de ir embora. Logo no dia que você precisa dormir um pouco para se recompor de uma semana tensa.

Mas por que isso acontece? Por que sempre recebemos todo o material para trabalhar um dia antes do prazo?

O cliente entra em contato com a área de atendimento da agência, super acelerado, porque o prazo está curto e solicita uma criação. O diretor de arte estava num brain storm com sua equipe em um outro projeto, enquanto o profissional de atendimento liga e chama atenção no messenger. Isso, obviamente acaba de "estragar" o JOB que estavam discutindo, e no próprio telefone, o D.A. decide o que será feito nessa nova peça.

Então é aquela correria para entregar uma criação de qualidade e eficiência para satisfazer o cliente fiel à agência.

O D.A.(Diretor de Arte) liga para o profissional de arquitetura de informação, que liga para o programador(o mesmo já elimina diversas pirações do D.A. que jamais podem ser programadas neste curto prazo). Enfim, a criação envia uma peça para aprovação para o cliente.

O cliente, após ligar para o atendimento insistentemente recebe por email a peça que deverá ser aprovada antes da integração. No corpo do email, é estipulado um prazo(levando em consideração os JOBs que estão em andamento Hoje).

Somente um dia antes do prazo, o cliente retorna a ligação(aproximadamente uns 20 dias depois do email enviado por nós que deveria ser aprovado na hora. Afinal o cliente estava aflito) e informa que foi aprovado e devemos entregar amanhã, pois a campanha estará rolando depois de amanhã.

E agora, você programador, que está fechando todos os softwares, desligando a máquina e respondendo seus últimos emails do dia, recebe um alerta no messenger do seu chefe dizendo: - Lembra daquele JOB que era pra amanhã? Então, o cliente aprovou!

(antes de responder, você olha para o relógio e percebe que faltam 3 minutos para ir embora e escreve)

- Eu to indo embora!

(aí seu chefe, que é também seu parceiro te implora para quebrar mais essa)

Não sei se vocês já passaram alguma vez por isso. Mas comigo já rolou muitas vezes!

E eu pergunto de quem é culpa? É do cliente? da agência? ou do atendimento? Na minha opinião, o atendimento poderia informar ao cliente que não entregaríamos o JOB porque estamos apertados...mas daí o cliente liga pra outra agência e entrega no prazo.

E o que acontece? Perdemos mais um cliente para outra agência?

Difícil, né?