Tudo sobre utilizar Permalinks no WordPress

Acompanho muitos feeds de Blogs e a maioria deles é em WordPress.
Percebo que alguns blogueiros, por não conhecerem a simplicidade de utilizarem esta função no WordPress, não utilizam URL Amigáveis.

Para quem ainda não conhece, URL Amigáveis são aquelas URLs fáceis de serem decoradas. Onde deixamos de utilizar aquelas variáveis via GET que deixam a URL confusa e poluída. Ainda por cima dificulta a indexação do Google.

Se você precisa de um motivo para alterar os Links Permanentes do seu WordPress, saiba que seus leitores poderão facilmente decorar as URLs de seus posts ou de suas categorias e até mesmo dos seus ficheiros de arquivos antigos.
Além de possuir influência em SEO, uma vez que o Google e os demais buscadores pode indexar as URLs em maior relevância separadas por diretórios(URL amigáveis) ao invés de parâmetros enviados via GET.

Agora vou ensinar como trocar sua URL de:
http://www.meusite.com.br/?p=123
para
http://www.meusite.com.br/nome-do-meu-post

No Tutorial, estou utilizando a versão 2.7 do WordPress, mas seguindo minhas orientações você conseguirá alterar em qualquer versão do WordPress.

Antes de mais nada, você precisa habilitar o MOD REWRITE do APACHE. Mas a maioria dos servidores de hospedagem já habilitam essa opção por padrão. Aconselho a utilização de servidores LINUX para o seu WordPress com Apache2.

Após estar Logado em seu wp-admin, clique em Configurações(em algumas traduções você irá clicar em Opções).

Menu Configurações do WordPress 2.7

Escolha Links Permanentes no menu Configurações

Escolha Links Permanentes (Permalinks)

Perceba que o padrão é a opção: http://www.meusite.com.br/?p=123 :
Links Permanentes - Padrão ?p=123

Você pode escolher a opção Mês e nome ou Dia e nome, ideais para blogs de notícias, em que a data é importante. E útil deixá-la na própria URL. Assim, o usuário poderá identificar se o post é antigo ou atual.
Permalink Mês e Nome pelo WordPress

Perceba, que ao selecionar as opções você pode alterar a Estrutura Personalizada.
Permalinks Personalizados no WordPress

A minha recomendação é deixar apenas /%postname%/
Permalink recomendado para o WordPress

Antigamente, quando utilizava o domínio .com, deixei os permalinks com .html. Mas com o tempo percebi que atrapalha a leitura e também dificulta a memorização.
Não pense que a indexação do Google para SEO é melhor com .html que não é verdade.
Permalinks com .html no WordPress

Você também pode incluir o nome da categoria na URL do post. Muito útil para blogs que possuem muitos assuntos. Imagine que você tenha uma seção de esportes e outra de música.
E queira fazer um post sobre o Roberto Carlos(cantor ou jogador?)
Não seria interessante as URLs:
http://www.meusite.com.br/esportes/roberto-carlos/
e
http://www.meusite.com.br/musica/roberto-carlos/
Para isso, basta inserir, a variável %category% antes da barra do seu /%postname%/, conforme o meu exemplo:
Permalinks com a Categoria e Nome do Post no WordPress

Se quiser customizar sua URL com o nome do autor do post, utilize %author%

Mais customizações pela Documentação do WordPress sobre Using Permalinks

Muitos blogueiros alteram o nome de suas URLs e acabam se esquecendo de “traduzir” o category(valor padrão para categorias) para categoria. O local para esta tarefa é em Base da categoria.
Permalink da Base de Categorias no WordPress

Em alguns servidores, será necessário incluirmos um arquivo .htaccess.
O próprio WordPress costuma nos informar e ainda disponibiliza uma caixa de texto com conteúdo deste arquivo.

Deixarei abaixo o conteúdo do arquivo .htaccess do WordPress:
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>

Caso tenha alguma dúvida, poste nos comentários.

Aproveito para pedir desculpas sobre minha ausência. Estou envolvido em 3 projetos grandes e como sempre o prazo é curto. Saibam que nem estou lendo meus feeds.
Mas em breve, postarei mais informações sobre WordPress e o Zend Framework. O qual tenho me dedicado muito tempo.

Também deixarei dicas e tutoriais de tudo que aprendi no Curso SEO do professor Paulo do Marketing de Busca, e também autor do livro Livro SEO Otimização de Sites(li e recomendo) e em breve deixarei informações e algumas dicas para otimização de sites.

150 ideias sobre “Tudo sobre utilizar Permalinks no WordPress

  1. Olá, legal o post. Instalei o WP no meu PC (ubuntu). A URL estava sempre incluindo o index.php, daí minhas URLs ficam do tipo: http://localhost/index.php/outro-link

    Fui no admin e mudei o Permalink para http://localhost/sample-post/, ou seja, apenas selecionei essa opção.

    Mas agora, não funciona mais de nenhum jeito. Sempre aparece o erro:

    “The requested URL /nome-do-link/ was not found on this server.”

    Já editei o .htaccess também, e não vai. Alguma ideia de como resolver isso?

    Grato

    • Olá Jader, primeiramente obrigado pelo seu comentário. Abaixo minhas considerações. Mais detalhes, vá na minha página de contato.

      1) Não consigo ver nenhuma mensagem, precisaria estar logado no seu site.

      2) Sempre enviar dúvidas com o máximo de detalhes possíveis. É impossível ajudar se você nem se quer mencionou a mensagem de erro. Ninguém quer clicar em link para resolver problemas de favor. Descreve-o por favor detalhadamente com print-screen se possível. Me ajude a te ajudar…

      3) Este artigo é para ajudar com permalinks, não possui nenhuma relação com o W3 Total Cache plugin.

      4) Favor utilizar o fórum de suporte do WordPress: http://br.forums.wordpress.org para dúvidas. Principalmente dúvidas que não acrescentam conteúdo relevante para o post.

      Obrigado!

  2. Olá! Comecei um blog há pouco tempo e tinha selecionado a URL com data e nome do post. Isso chega a ser ruim pra SEO? Queria mudar pra ficar só o postname, mas não faço a mínima ideia de como mexer nisso e direcionar para os links novos (mesmo tendo lido tudo o que escreveu… não entendo muito dessas coisas). Vale a pena ou deixo como está?

      • Eu também criei um site recentemente com a mesma estrutura dela e estou com medo de mudar as configurações e perder meus links antigos, pelo jeito o WP não redireciona automaticamente, estou correto?

        Após mudar essa configuração, quando demora para propagar esses novos links na rede? ou é só mudar e dar um F5 que as urls já vão se apresentar diferentes?

        Desde já agradeço e parabenizo pelo post que foi útil.

        • Augusto, caso você queira fazer as modificações de links antigos, tenha certeza de utilizar o redirecionamento 301. Caso contrário, os buscadores identificarão seu conteúdo como duplicado e você pode acabar perdendo posições do google como punição.

          O ideal é fazer o redirecionamento 301 para links criados antes da mudança. Para os novos links, não será necessário fazer redirecionamento.

          Respondendo a sua pergunta, a mudança é feita instantaneamente. Assim que apertar “salvar”, dependendo de cache em poucos casos.

          • Obrigado, funcionou certinho conforme falado.

            Deu um trabalho bom para fazer os redirecionamentos 301 mesmo sendo um blog novo mas valeu a pena.

            Valeu mesmo.

  3. Muito bom!
    Estou com um problema parecido, tenho um site desenvolvido em WordPress e hospedado no UOL, com Windows e IIS, onde as URLs amigáveis funcionam bem, depois que acertei o web.config.
    Criei agora um hotsite, e para isso instalei uma nova instância do WordPress numa pasta abaixo da instalação padrão, num endereço http://www.meudomino.com.br/pasta. Tudo funcionou bem até eu tentar colocar URLs amigáveis no hotsite. Depois que resolvi todos os erros ajustando o web.config da aplicação “filha”, sempre que clico em qualquer post ele traz a URL amigável correta, mas com o template da aplicação “mãe” e com erro 404 de página não encontrada, como se tentasse achar a página na instância errada do WordPress. Alguma dica?
    Valeu

  4. Olá! Estava doida tentando achar a solução para o erro 404 page not found quando alterava os links permanentes para o nome do post.
    Meu servidor utiliza Windows e eu já tentei mudar os links para /%postname%/ e também para /index.php/%postname%/. Sou nova com WordPress e nâo entendo muito os termos técnicos. Acredito que o meu problema seja esse .htaccess que eu li aqui, mas realmente não sei como e onde mudar isso. Podem me ajudar, por favor??

    • Olá Isabella, você sabe me dizer se o seu servidor possui o mod_rewrite ativado? Caso contrário não irá funcionar. O arquivo .htaccess pode ser alterado via FTP, como ele é um arquivo oculto, você pode estar com dificuldade de enxergá-lo. Você está usando Filezilla para o FTP? O arquivo .htaccess deve ficar na raiz do site site. Na pasta www ou public_html ou http_docs

      • Obrigada pela resposta Leo!
        Sim, eu utilizo Fiilezilla, mas na pasta www não tem arquivo .htaccess. Eu tentei criá-lo no bloco de notas e salvar na pasta www, mas os links permanentes não funcionaram e deu erro nas páginas. Inclusive, dps que eu criei o .htaccess, até os liks padrões não funcionaram mais, e só voltaram dps q eu excluí. Provavelmente eu criei errado. Eu não sei se meu servidor possu mod_rewrite ativado, e muito menos o que é isso, mas posso tentar descobrir. Caso esteja desativado, eu tenho que pediir para meu servidor ativar ou mesma o faço??

        • Uma pequena correção:
          depois do .htaccess criado, quando eu voltei nos links padrões eu disse que as páginas não estavam funcionando, mas foi só fechar e abrir de novo que elas funcionaram.

          Mas ainda não consegui resolver o problema com as urls amigaveis.

  5. Existe uma forma de por exemplo quando alguem clicar para entrar em um post na home, ele direcionar ele para outro site?! Não estou falando de criar um link, mas sim de mandar direto ao clicar no post.

  6. Olá! Estou com problema nos links dos meus widget, o site esta colocando automaticamento o dominio do meu site nos links.
    Por exemplo adiciono o link “www.facebook.com/blogmariguedes” mas ao clicar no link o mesmo aparece como “www.mariguedes.com.br/www.facebook.com/blogmariguedes” e leva para uma pagina de erro.
    Alguem pode me ajudar?

  7. exatamente isso que eu tava procurando, não costumo comentar em dicas e tutos, mas esse foi tão certinho que me obriguei.Parabéns pelo trabalho e muito obrigado!

    • Engraçado que este post têm 5 anos e continua ajudando a comunidade. Até deu vontade de postar coisa nova, quem sabe o pessoal volta mais vezes aqui?

  8. Olá Léo. tudo bem? sei que esse post é antigo, mas gostaria que me respondesse. é que no final dos meus posts o link fica assim: "nome-do-pos/#.Ull-_VCkoj4"

    esse "#.Ull-_VCkoj4" fica no final dos posts sempre, mas é carregado depois. e não consigo tirar. isso ocorre no link. Mas no próprio site na página inicial de pos, isso não acontece. fica algo como "seu-post/".

    Como faço para tirar esse "#.Ull-_VCkoj4" do final do link dos posts, quando este carrega?
    My recent post Download Filme Os Estagiários – Dublado

  9. Arriscando aqui: tenho um blog há 3 anos, sou do tipo que entende a lida dele muito superficialmente, mas sempre com bons resultados.
    Desde ontem, sempre que tento visualizar um post que está em rascunhos, aparece o erro 404. Ou seja, não vejo nem provavelmente conseguirei publicar o post que está pronto ( a edição ocorre sem problemas). Será que você teria uma ajuda para me dar?

  10. Caro Léo,

    não consigo de maneira nenhum fazer esta configuração. Pode parecer ignorância mas… só dá pau. veja:
    Configurações Comuns

    Padrã ohttp://www.blogdomarcone.com.br/?p=123
    Dia e nom ehttp://www.blogdomarcone.com.br/index.php/2012/01/31/post-exemplo/
    Mês e nom ehttp://www.blogdomarcone.com.br/index.php/2012/01/post-exemplo/
    Numéric ahttp://www.blogdomarcone.com.br/index.php/arquivo/123
    Nome do pos thttp://www.blogdomarcone.com.br/index.php/post-exemplo/
    Estrutura Personalizada

    será que está acontecendo um outro problema…

  11. Olá Leo, tudo bem?

    Gostaria que a url do meu blog fosse exibida por categoria seguida do nome do post, segui a sua orientação colocando “/%category%/%postname%/”, porém ao invés de aparecer o nome da categoria aparece “category”. Poderia me ajudar?

    Obrigado!

  12. Pequena observação.
    http://www.meusite.com.br/esportes/roberto-carloshttp://www.meusite.com.br/musica/roberto-carlos/

    …..
    Roberto é o Postname…ele está em diferentes categorias mas é o mesmo postname, então nao tem como ficar da forma que vc menciou…ficaria assim..
    . http://www.meusite.com.br/musica/roberto-carlos-2http://www.meusite.com.br/esportes/roberto-carlos

    ainda nao consegui arrumar um forma de usar o mesmo postname em diferentes categoria de forma que o wordpress nao adicione o -2,-3,-4…

    • no seu caso eu descobri que tem um pluguin que da para consertar isso ou fazer do que vc quiser
      “permanlink editor”

      pessoal eu estava tentando colocar os permanentes links ja fazia um bom, no meu estava fazendo do jeito errado, por um detalhe deu certo, eu estava criando o arquivo .htacess no bloco de notas e colocava no diretorio e nao estava dando certo
      pq quando eu criava o arquivo estava salvando tipo “txt”, e quando salve tipo “todos arquivo”
      e o coloquei no diretorio e dei lhe permissao 777.
      ai deu certo.
      eu vi esta dica em alguns dos comentarios abaixo.
      muito obrigado pela dica.
      e espero que a dica que dei ajude alguem.

  13. Eu tinha feito a mudança no permalinks e cada vez q eu clicava em um link, aparecia na url o
    link amigável, mas o site mostrava "page not found". Achei esta página e fiz o sugerido no .htacess
    agora em vez de page not found, redireciona para a página principal =(

    • Correção para o problema acima. No meu caso quando eu faço a alteração no wordpress eu tenho q modificar o.htacess na mão por questões burocráticas do local onde eu trabalho. Quando eu fiz a estrutura do permalink apareceu mesma mensagem de erro. Em vez de mexer no .htacess da forma como foi sugerida neste post a solução era copiar o código que o wordpress forneceu no erro que ele me retornou. Não sei porque, mas imagino que seja por causa do acesso restrito que o dpt de TI impões aos outros departamentos (causa de 90% dos problemas com wordpress q eu tenho).

      • Olá Susana, este post foi feito com o WordPress 2.7. Mas vale para todas as versões.

        Hoje em dia, o WordPress está criando um .htaccess bem mais inteligente.

        Se você excluir o .htaccess, depois desativar os permalinks(deixando no formato padrão), salvar.
        E em seguida habilitar os permalinks novamente, o Wordress cria um novo .htaccess correto. Caso não consiga, é por falta de permissão de escrita no diretório. Assim, ele exibirá um conteúdo num textarea que você deve copiar e colar no seu .htaccess.

        Veja se funciona! Espero que ajude!

        Deve funcionar!

  14. Cara, achei muito bom teu post e tuas respostas… Mas tenho um problema, que imagino que seja super idiota, mas não encontro essa resposta em lugar algum… Preciso acessar o permalinks, mas ele simplesmente não existe na minha dashboard. faz parte de algum serviço pago do WP? Como acesso?

  15. Alguem me ajuda estou tentando ja faz tempo fazer isto e nao consigo, meu site esta hospedado na UOLHOST, e o wordpress manda eu criar uma pasta chamada WebConfig vou la faço mas fica dando erro 404.

    • Carlos, você está tentando instalar o WordPress em um Servidor Windows? Entre em contato com a UOL Host e tente migrar para um Servidor Linux, você terá menos problemas em fazer isso.

      Abs

      • Leó valeu pela dica já estava pensando mesmo fazer isto, mas eu consegui fazer no Servidor Windows. Segue o passo a passo.

        Bloco de notas – Inserir script dado pelo WordPress – Salvar como – Nome do Arquivo " web.config" – Salvar como tipo – "Todos os Arquivos" – Codifição "ANSI" – Fazer o upload deste arquivo para a raiz. Pronto. Espero ter ajudado aqueles que teve o mesmo problema que eu.

        • Oi Carlos, tudo bem? Eu uso Mac, e não estou utilizando portanto o bloco de notas. Não vejo como salvar o arquivo como Tipo – ''Todos os arquivos'' – Codificação ''ANSI'' Vc tem alguma sugestão de como posso salvar meu arquivo web.config?

          Outra dúvida, quando vc diz fazer upload deste arquivo na minha pasta raiz, vc se refere a pasta primária do meu site, por exemplo: Utilizo http://www.exemplo.com/home para acessar meu site. A pasta raiz é a pasta ''home'' ?

          Muitissimo obrigado pela atenção,

          Abraços

          • Obrigado Carlos, criei o web.config como "todos os arquivos" e codificação "ANSI" e resolveu meu problema.. Cauhe, uso Mac também e o único jeito que arrumei foi criar esse arquivo em um outro pc windows.

            Obrigado

  16. Muito bom o seu tutorial, mas esse sistema, junto com outro serviço, apresenta problemas

    uso o permalink, e também uso o plugin wp-supercache… acontece que quando publico um post, o supercache varre toda a tabela para verificar os nomes dos permalinks, ou seja, acaba sobrecarregando o servidor

    entao avaliei que para usar o permalink, so em sites com poucas publicações, ou então usar apenas o permalink sem o supercache

    acontece que entre o permalink e o supercache, o segundo é mais últil, pois diminui a sobrecarga no servidor (sem o permalink).

      • Olá Léo,

        o meu tem o mesmo problema… nao tinha problemas, mas um moderador de um forum me disse que o superchace tem que varrer toda a tabela de posts pra verificar se nao tem url repetida, dai entao causa sobrecarga no servidor, pois a tabela está muito grande, mais de 5 mil posts, entao ta pesando, meu load average no servidor passa de 70. Segundo ele, se eu mudar a url para o padrao (www.meusite.com.br/?p=7) o problema seria resolvido, mas dessa maneira, perco minha indexacao no google e ainda deixo de usar os permalinks

          • Leo,

            instalei o W3 Total Cache mas nao adiantou, continua sobrecarregando o servidor. O load average vai a mais de 70

            acredito q a solucao e mesmo comecar do zero, so nao queria perder a indexacao do google

          • Gente desisiti… tô pagando uma hospedagem absurda em uma cloud… mas não resolveu nada, acredito que a empresa que esta me atendentendo [gigahost 6ps] não está totalmente preparada para atender essa demanda… se for possível gostaria de uma dessas hospedagem que oferecem já a instalação do wordpress, mas que eu possa importar meu banco de dados (que está bem grandinho…) importar minhas imagens e meu tema.

            obrigado!!!

          • Se o seu site possui muitos acessos, por que você não utiliza um Servidor Dedicado?

            Outra coisa, tente utilizar o Plugin http://wordpress.org/extend/plugins/disable-revisions/, ele desabilita os revisions do WordPress e elimina muitos Posts da tabela deixando-o mais rápido!

            Para migrar o servidor, eu acho mais fácil você utilizar o próprio FTP para as imagens e o phpmyadmin para exportar e importar. Se tiver problemas, pesquise sobre o BigDump que deve te ajudar nisso.

            Espero que ajude!

            Abs

          • O problema é justamente esse, não tenho tantos acessos assim para se ter um servidor dedicado, que no meu ver ainda é muito caro… o site não me tanto dinheiro assim.
            o site tem uma media de 15 mil pageviews por dia (analytics).

            Acontece que o cloud que pago deveria ser suficiente, ou alias, uma hospedagem ja seria suficiente, sem necessidade do cloud.

            so que agora com esse problema nao estou conseguindo nem fazer backup dos meus arquivos, eles são pessimos em atendimento, são grossos, e não estão nem ai pra mim, afinal, eu sou apenas um pequeno cliente de uma grande empresa… eu pago por mes cerca de R$ 250,00 e tenho problemas que custam mais que isso para mim.
            ja decidi vou sair deles, so nao sei ainda como e para onde ir…

            obrigado!

          • Leo, obrigado mais uma vez

            infelizmente ja fiz tudo isso, ja tinha seguido exatamente esse tutorial, mas nada…

            se quiser passo ate a senha do servidor para vc por email, pois ja tentei de tudo e nada.

            Meu site foi banido do servidor varias vezes, me fizeram alugar um cloud e mesmo assim nao funciona… nao sei mais o que faco, obrigado

          • Uma pena, Guiali. Por último, o que eu faria era desabilitar todos os plugins e testar de 1 em 1 o que pode causar esse BUG.
            A idéia de ter um plugin de Cache é exatamente não ter problemas de desempenho.

            Pode ser algum outro plugin, será?

          • Leo

            Desativei todos os plugins, atualizei o wordpress, desativei o tema que eu estava usando e ativei o tema default… o problema persiste dessa maneira

            ele fica no ar, assim que eu posto algo ai comeca a sobrecarga…

            ou seja

            o problema nao e no tema – pois desativei

            nao e no plugin – ja desativei

            nao e no wp – atualizei

            o servidor é um cloud com 1.2 gh – 720 ram – so pra esse site, pois eles me fizeram contratar esse plano, pq o site estava sobrecarregando o servidor compartilhado, mas nao resolveu.

            sobrou o banco, que como eu disse esta bem grande, 5389 posts publicados – 1 fixo e 400 em rascunho… sera que esse rascunho pode estar atrapalhando???

            desde ja agradeco pela atencao

            obrigado

          • Leo, so uma observação

            depois de fazer tudo que citei acima, o servidor saiu do ar e levou 40 mitos para reiniciar… ai troquei novamente o tema para o default e agora parece estar estabilizado… o que mudou minha opinião, o tema pode estar sobrecarregando… talvez uma funcao ou um trecho de codigo esteja fazendo um loop infinito… vou deixar um dia inteiro com o tema default so pra testar

            depois coloco meu tema novamente… se quiser disponibilizo o tema para análise

          • Olá Léo,

            as revisões eu ja tinha eliminado, geralmente faço isso direto no phpmyadmin… a questão é que deixei o tema padrão rodando e estava tudo tranquilo, até publicar outro post e sobrecarregou novamente, tirando então, acredito eu, a resposabilidade do meu tema. Fiz uma observação, mas não sei se tem algo a ver. O título do post no momento em que sobrecarregou ficou grande. Poderia o tamanho do título influenciar em algo?? Como eu disse anteriormente, uma vez o enapupe, moderador do fórum wordpress, me disse que quando usamos permalinks, quando publicamos um post, toda a tabela é "varrida" para ver se não tem outro título igual, foi isso que entendi. Ele acrescentou que quando se usa a url padrão isso não acontece, então a publicação fica mais leve. Com base nisso, fiquei na dúvida se o tamanho do título do meu post influencia em algo ou pode causar essa sobrecarga.

            obrigado

  17. Parabéns pelo artigo minha hospedagem é windows e resolvi com sua dica de colocar index.php antes da personalização de URL. Valeu pela ajuda e continue com esse apoio pós artigo q é ajudar os leitores com duvidas. Parabéns e Grato pela ajuda!

    • Olá Guilherme, este arquivo .htaccess é um arquivo que não tem nome mesmo. E a sua extensão é essa .htaccess!

      Ele deve ficar armazenado na pasta pública do seu site que pode ser: www ou public_html ou alguma coisa deste tipo. É na mesma pasta que fica o seu wp-config.php.

      O conteúdo dele o próprio admin do WordPress disponibiliza pra você em uma caixa de texto. Caso não possua, pegue aqui no meu post.

      Para criar, pode utilizar o Bloco de Notas e ao salvar como, troque de *.txt para Todos os arquivos. E o nome, salve exatamente como .htaccess.

      Lembre-se que o .htaccess é um arquivo oculto, portanto pode ser que seu Windows não consiga visualizá-lo. O mesmo com seu software de FTP.
      Se você utilizar o Filezilla, escolha a opção “Forçar a mostra de arquivos ocultos” no menu Servidor.

      Qualquer coisa, volte a comentar!

      Abs e boa sorte!

  18. Pessoal ja fiz todas essas coisas mais continua dando erro
    O erro é o CGI Error
    The specified CGI application misbehaved by not returning a complete set of HTTP headers.

    Pesso por ajuda pois estou apanhando!!

  19. Estou com um problema quando clico nas configurações dos links permamente no wordpress a tela fica em branco e não aparece em nada alguem sabberia um caminho para resolver?

  20. Olá!

    Tenho uma dúvida. Estou tendo problemas com os permalinks; uso Linux com NGINX (pois o apache estava dando problemas) e as páginas dão 404 quando eu mudo pra uma estrutura que não seja padrão (queria que aparecesse só a categoria e título do post). Pode me ajudar?

    • Tais, não conheço sobre NGINX. Pelo que entendi ele está substituindo o Apache.

      Seguinte, no Apache, precisamos habilitar o mode rewrite para ON. E em alguns casos, deixar um arquivo .htaccess (cujo o conteúdo está no post) lá no FTP.

      Não sei o que aconteceu com o seu Apache. Mas nunca tive problemas com ele. De qualquer modo, pesquise sobre rewrite no NGINX. Pois é através dele que o WordPress cria as URL amigáveis.

      Se conseguir, gostaria de saber se funcionou. Responda depois.

      Boa sorte e obrigado!

      • Oi de novo!
        Então, com a ajuda do cara que cuida do servidor, ele me descreveu o problema e disse o que fez pra solucionar. Segue o texto:
        “O problema com o Apache é que sem mais nem menos o site ficava fora do ar (até hoje não sei o real motivo). Por isso o pessoal da empresa de hospedagem moveu para o NGINX que até agora não me deu problemas”.

        “Entrei no meu painel de admnistração do servidor, removi todas as regras (que estava inclusa nas instruções do plugin “nginx Compatibility (PHP5)”, e coloquei regras prontas que o próprio servidor disponibiliza para permalinks (mas antes
        revisei e adaptei alguma coisa)…Depois resetei a senha do admin do WordPress (via banco de dados, o que acabou resentando o e-mail de contato do site), fiz login, entrei na parte de plugins e o ativei.Depois fui na
        parte de links permanentes e inclui o modelo que mostra
        …/categoria/nome-do-post. Foi isso”.

        Espero que isso ajude, pois você pode incluir as instruções no seu post, muito bom por sinal, e ajudar mais gente que futuramente passe pela mesma dificuldade ^^

  21. Otimo conteudo do post, realmente me ajudou bastante. mas a minha solução eu encontrei mesmo nos comentarios, pena que meu servidor é windows, eu testei com apache2 e htaccess no meu pc e deu certo, e eu que achava que windows era melhor que o linux. acho que “mdeofi”

  22. O seu post esta bem posicionado no google, se não me engano foi o terceiro !

    Fiquei com o mesmo problema do index.php nos permalinks, maldito IIS fuck yeah !

  23. No meu deu certo! coloquei só nome do post e atualizei htcess como > # BEGIN WordPress

    RewriteEngine On

    RewriteBase /wordpress/

    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f

    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d

    RewriteRule . /wordpress/index.php [L]

    # END WordPress

    obrigado pela ajuda

  24. Estou com problema, quando mudo a configuração do permanentes link de padrão para /%postname% está dando erro 404.
    Fui no .htacces e parece que está certo

    # BEGIN WordPress

    RewriteEngine On
    RewriteBase /wordpress/
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteRule . /wordpress/index.php [L]

    # END WordPress

    Eu estou rodando em um servidor local (wamp) e o site esta dentro da pasta wordpress.
    Tem alguma coisa relacionado este erro pelo site ficar local?

  25. Olá, estou com um probleminha e espero que vc possa me dar uma luz.

    Instalei o wordpress em um servidor windows, o problema é que quando mudo os permalinks, praticamente todos os links internos ficam quebrados. E por ser servidor windows esse arquivo .htaccess não funciona. Como eu poderia resolver isso sem ter que mudar de servidor? Você sabe se tem Jeito ou vou ter que mudar de servidor mesmo?

      • Caro Leo,

        sou nova com o WP e o problema com os links permanentes já estavam me tirando o sono. No início estavam funcionando normalmente e depois, sem razão aparente, só funcionaram com a configuração padrão. Passei vários dias pesquisando, traduzindo artigos e sites e não encontrei a solução. Fiz tudo que indicaram, chegando até a desinstalar tudo e refazer todo o blog novamente – e o problema persistiu. Agora, lendo suas dicas, finalmente RESOLVI o problema. Agradeço mesmo. Parabéns pela dedicação e sucesso. Abçs

    • Arthur, acho que não irá funcionar.
      O web.config serve para configurações de um site feito em .NET
      O WordPress é feito em PHP, portanto precisa do Apache c/ PHP.
      E mesmo arquivos .htaccess podem alterar configurações do IIS.
      Se não conseguir via .htaccess, pode ser com httpd.conf

      Mas o Leonardo estava instalando o WordPress em um servidor IIS. Acredito que não dê por ser em PHP

      Abs

      • Bom, disse isso pq aqui na empresa onde trabalho (sabe-se lá por que) haviam contratado uma hospedagem Windows em vez da linux para nosso site que é escrito em PHP e baseado em wordpress (vai entender né?). Como o servidor IIS não interpretava os comandos do .htaccess, o substituí por comandos equivalentes em um arquivo web.config e funcionou para criar as urls amigáveis que eu queria.
        .-= Arthur Araújo´s last blog ..Twitter sofre mutação (again) =-.

    • Leonardo, pelo erro que está exbindo, você está utilizando Servidor Windows com IIS.
      O WordPress é feito em PHP c/ MySQL.
      O servidor IIS, serve para rodar ASP e ASP.NET somente. PHP, só vai rodar com Apache.

      Solução 1: O mais sensato é mudar o servidor para Linux com Apache2. É muito mais barato, e mais confiável.

      Solução 2: Mesmo com Servidor Windows, você pode mudar de IIS para Apache e instalar o PHP. Solicite à sua infra-estrutura!

      Abs e Boa Sorte!

Deixe uma resposta