Tudo sobre utilizar Permalinks no WordPress

Acompanho muitos feeds de Blogs e a maioria deles é em WordPress.
Percebo que alguns blogueiros, por não conhecerem a simplicidade de utilizarem esta função no WordPress, não utilizam URL Amigáveis.

Para quem ainda não conhece, URL Amigáveis são aquelas URLs fáceis de serem decoradas. Onde deixamos de utilizar aquelas variáveis via GET que deixam a URL confusa e poluída. Ainda por cima dificulta a indexação do Google.

Se você precisa de um motivo para alterar os Links Permanentes do seu WordPress, saiba que seus leitores poderão facilmente decorar as URLs de seus posts ou de suas categorias e até mesmo dos seus ficheiros de arquivos antigos.
Além de possuir influência em SEO, uma vez que o Google e os demais buscadores pode indexar as URLs em maior relevância separadas por diretórios(URL amigáveis) ao invés de parâmetros enviados via GET.

Agora vou ensinar como trocar sua URL de:
http://www.meusite.com.br/?p=123
para
http://www.meusite.com.br/nome-do-meu-post

No Tutorial, estou utilizando a versão 2.7 do WordPress, mas seguindo minhas orientações você conseguirá alterar em qualquer versão do WordPress.

Antes de mais nada, você precisa habilitar o MOD REWRITE do APACHE. Mas a maioria dos servidores de hospedagem já habilitam essa opção por padrão. Aconselho a utilização de servidores LINUX para o seu WordPress com Apache2.

Após estar Logado em seu wp-admin, clique em Configurações(em algumas traduções você irá clicar em Opções).

Menu Configurações do WordPress 2.7

Escolha Links Permanentes no menu Configurações

Escolha Links Permanentes (Permalinks)

Perceba que o padrão é a opção: http://www.meusite.com.br/?p=123 :
Links Permanentes - Padrão ?p=123

Você pode escolher a opção Mês e nome ou Dia e nome, ideais para blogs de notícias, em que a data é importante. E útil deixá-la na própria URL. Assim, o usuário poderá identificar se o post é antigo ou atual.
Permalink Mês e Nome pelo WordPress

Perceba, que ao selecionar as opções você pode alterar a Estrutura Personalizada.
Permalinks Personalizados no WordPress

A minha recomendação é deixar apenas /%postname%/
Permalink recomendado para o WordPress

Antigamente, quando utilizava o domínio .com, deixei os permalinks com .html. Mas com o tempo percebi que atrapalha a leitura e também dificulta a memorização.
Não pense que a indexação do Google para SEO é melhor com .html que não é verdade.
Permalinks com .html no WordPress

Você também pode incluir o nome da categoria na URL do post. Muito útil para blogs que possuem muitos assuntos. Imagine que você tenha uma seção de esportes e outra de música.
E queira fazer um post sobre o Roberto Carlos(cantor ou jogador?)
Não seria interessante as URLs:
http://www.meusite.com.br/esportes/roberto-carlos/
e
http://www.meusite.com.br/musica/roberto-carlos/
Para isso, basta inserir, a variável %category% antes da barra do seu /%postname%/, conforme o meu exemplo:
Permalinks com a Categoria e Nome do Post no WordPress

Se quiser customizar sua URL com o nome do autor do post, utilize %author%

Mais customizações pela Documentação do WordPress sobre Using Permalinks

Muitos blogueiros alteram o nome de suas URLs e acabam se esquecendo de “traduzir” o category(valor padrão para categorias) para categoria. O local para esta tarefa é em Base da categoria.
Permalink da Base de Categorias no WordPress

Em alguns servidores, será necessário incluirmos um arquivo .htaccess.
O próprio WordPress costuma nos informar e ainda disponibiliza uma caixa de texto com conteúdo deste arquivo.

Deixarei abaixo o conteúdo do arquivo .htaccess do WordPress:
<IfModule mod_rewrite.c>
RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
</IfModule>

Caso tenha alguma dúvida, poste nos comentários.

Aproveito para pedir desculpas sobre minha ausência. Estou envolvido em 3 projetos grandes e como sempre o prazo é curto. Saibam que nem estou lendo meus feeds.
Mas em breve, postarei mais informações sobre WordPress e o Zend Framework. O qual tenho me dedicado muito tempo.

Também deixarei dicas e tutoriais de tudo que aprendi no Curso SEO do professor Paulo do Marketing de Busca, e também autor do livro Livro SEO Otimização de Sites(li e recomendo) e em breve deixarei informações e algumas dicas para otimização de sites.

144 ideias sobre “Tudo sobre utilizar Permalinks no WordPress

    • Olá Juliana. Fica difícil te dizer se é um vírus ou não, sem analisar.

      Normalmente plugins de cache(vagrant e outros) adicionam alguns parâmetros na sua URL.

      Pode ser algum plugin ou algum hook(action,filter) no seu tema. Desabilite todos os plugins e verifique se continua com o mesmo link. Caso contrário, troque de tema.

      Se assim persistir, aí você precisará dar uma analisada no seu banco de dados e arquivos do Core do WordPress.

      Se for um plugin ou tema, contate o autor do plugin ou analise a documentação que pode ser algo nativo do plugin/tema.

  1. Fala Leo Caseiro blz? To com um problema que quando eu faço uma postagem o link permanente recebe um número no final… se saberia me dizer o q é? está como link permanente post name

    • Olá @watari88, desculpe mas você pode ser um pouco mais específico? O que seria um número no final? Pode ser algum plugin que você tenha instalado ou somente uma maneira do WordPress evitar o cache.

  2. Amigo, me deparei com um problema que nem o suporte do provedor conseguiu resolver. De uns dias pra cá, começou a aparecer o seguinte após todas as URL do meu portal: #.WMRO128rLIX. Esse valor muda conforme mudo de pagina ou atualizo a própria pagina que ele aparece. Ja troquei o tema, desabilitei 100% dos plugins olhei o arquivo httacess, mudei o formato dos links permanentes e NADA….. Essa praga não some. Seja local ou no servidor remoto. Não sei mais o que fazer. versão 4.7.3 do wordpress.

  3. Artigo muito bom, mas acho que fiz algo errado pois nenhum link funciona mais no meu site. Todos meus posts antigos e novos ficam quebrados. Só funciona se eu mantiver a estrutura original ou setar a primeira opção dos links permanentes, exemplo http://meusite.com/?p=123

    O que você sugere?

  4. Olá Leo! Parabéns, pelo belo Artigo..

    Mas estou tendo um probleminha quando instalo o WordPress no ubuntu/apache.. Bom, sei que o meu mod_rewrite está ativado no meu apache2, mas quando coloco essas suas regras ou qualquer outra que já tenha visto na internet pra solucionar esse problema, ele remove o index.php, certo! Mas dá not found nas pages… Você pode me ajudar

    • Olá Eduardo, espero que você já tenha resolvido o seu problema. Mas aconselho você dar uma olhada nos seus arquivos de access log e error log também. Acho que seria o local ideal para identificar o que saiu de errado.

    • Olá Milennia, desculpe a demora, me perdi com alguns comentários aqui.

      Espero que já tenha resolvido o seu problema.
      Mas deixo uma explicação aqui.

      É possível sim, pode dar um pouco mais de trabalho. A maneira mais simples de fazer é criar uma categoria para cada sessão(produtos, news), e utilizar o termo % category% nas suas configurações. Eq: /%category%/%postname%

      Caso as categorias não sejam suficiente, você pode criar um post type para cada “sessão” e use o plugin para configurar os post_type: https://wordpress.org/plugins/custom-post-type-permalinks/

  5. Amigo, boa noite tenho uma grande dúvida! Eu já tenho um site só que eu não mudei o tipo da minha url então comecei a criar post, só que agora eu tenho a necessidade de troca-lo. Eu até tentei trocar o tipo de URL só que acabava perdendo todos os posts criados com url antigo, será que tem como migrar de URL sem perder os posts criados?

  6. Os posts que ja criei, estabam com dominio.com/ano/mes/dia/nomedopost, os post ja foram criados, e estrutura de pastas ja existe, entao como fica? pois erro not found por nao encontrar os doretorio com a reescrita do dir no permalink para domino.com/nome-do-post como fazer para renomerar esses diretorios? exite alguum plugin para isso? pois essa mudança da maneira que vc enisina so server para ser feita no inicio de tudo, antes de criar o primeiro pont.

    • Olá hercules, desculpe, mas não entendi a parte de diretórios. O fato de utilizar rewrite url, é que o servidor(no caso Apache) criará dinamicamente os diretórios para você. Isso significa que fisicamente você não precisa e nem deve ter os diretórios.

Deixe uma resposta