Você cobra como sobrinhos para construir um site?

Encontrei um vídeo com excelente abordagem sobre orçamentos de uma homepage. A palestra do professor da Infset é mais focada em Webdesigners, mas acredito que todos que trabalham na área já se depararam num momento desses.

O também freelancer, Sandro Reiller, discute situações de primeiro contato com o cliente. O foco principal é aquela pergunta conhecida:

“Quanto você cobra por um site? Ele é simples, tem apenas alguns links, umas fotos e a história da empresa, uma animação básica em Flash. Coisa bem simples!”

Assim como meu ex-professor de faculdade, Rodrigo Mavu, Sandro comenta que os pseudo-designers(os sobrinhos) acabam com o mercado.

Alguns exemplos de como se portar nas reuniões de seus clientes são citados na palestra. Uma situação que eu até dei muita risada, foi a resposta do Sandro para um dentista que lhe solicitou um orçamento de um site simples:

“Quanto você cobra para cuidar da minha boca? Ela tem aproximadamente 32 dentes e uma língua normal. É uma boca simples.”

O foco desta etapa da palestra é mobilizar o cliente e impressioná-lo, criando uma situação que todo o designer e programador passa. Ele explica que não existe uma tabela. cada caso é um caso.

Esses e outros casos são expostos na palestra. Se você estiver interessado e disposto a assistir o video completo, confira na seção video do site da Infnet. O video possui a média de duas horas de duração. Com certeza não é nenhum tempo perdido. Aproveite suas horas vagas e saiba quanto cobrar pela sua prestação de serviço.
Aproveite, depois de assistir o vídeo, opinando nos comentários.

Fonte: Mateus SouzaQuanto cobrar por um site?

Obs: Em Dezembro do ano passado(2007), a INFO disponibilizou uma tabela de salários para as carreiras da nossa área.

14 ideias sobre “Você cobra como sobrinhos para construir um site?

  1. Opa assisti, gostei da palestra e não sei se vai acrescentar alguma coisa, mas o grande problema que vejo é que bons profissionais estão querendo competir com os sobrinhos, e essa não é a melhor estratégia. Eu gosto de defender a ideia de que a pessoa que me contratar para criar o seu site vai estar investindo em um projeto para ter retorno financeiro, não sou dono da verdade, mas tem me ajudado Blog Corporativo Porque Você Precisa de Um

  2. ainda to esperadando a planilha! haha
    tem como postar ai sandro?
    abraço, otima palestra ja vi algumas vezes!

  3. Pingback: Ausente do Blog, presente no Twitter e estudando ZF | Leo Caseiro

  4. Ola pessoal aqui é o Sandro Reiller, um amigo meu disse que vocês estavam falando sobre a palestra, fico a disposição para qualquer dúvida. A PLANILHA TO FAZENDO UMA NOVA! HEHE

  5. Adorei seu blog.
    Realmente muitos de nós já passamos por essa situação, a parte mais complicada é conseguir bater um papo mais detalhado com o cliente pra dar um preço final.
    Muito bom, adorei..

  6. “É uma boca simples”.. ahah.. muito boa.
    Piadas a parte, esse é um assunto quase que determinante para o sucesso profissional de um profissional web.

    Com medo de perder aqueles “trezentinhos”, muitos acabam realizando o trabalho as vezes meia boca, assim, ajudando essa maré de sobrinhos se fortalecerem.

    Mais do que argumentos, devemos ter punho forte e buscar agregar valores ao nosso trabalho, não só no desenvolvimento, mas também ressaltar a importância na assessoria e na assistência permanente ao cliente.

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