Ferramentas para Gestão e Análise de um Site

publicado em 03 de Outubro de 2008

Para qualquer empresa e/ou qualquer serviço, não adianta apenas executarmos-as. Precisamos sempre saber quem está utilizando, se está satisfeito, se está descontente com alguma ação. Ou seja, precisamos de análises de relatórios.

Qual negócio funciona sem análise de dados estatísticos?

Todos sabemos que a TV utiliza o IBOPE como feedback de seus telespectadores. Assim como algumas escolas de Inglês fazem pesquisas pelas ruas, entre outras.

Para gestão de um web-site não é diferente. Todos queremos saber de onde os internautas vêm. Em quais páginas eles estão navegando, ou então se eles estão lendo nosso conteúdo em outra ferramenta que não seja o próprio site (como leitor de feed RSS)

Abaixo, listarei algumas ferramentas que acho necessário em todo e qualquer site:

Com o Google Webmasters, incluímos todos os dados que o Google necessita para facilitar a indexação nos resultados de busca. Caso o seu domínio for .com, como o meu e seu conteúdo for em pt-br, você informa ao Google e quando o usuário clicar em somente em português ou sites do Brasil, o Google irá buscar em seu site também. Também temos acesso às palavras-chaves que trazem os usuários para o nosso site. E quais sites possuem um link para o nosso.

O Google Analytics fornece gráficos e relatórios detalhados de como os usuários acessaram nosso site e o que fizeram dentro dele. Se eles estão navegando apenas na página inicial, ou clicando em outros links. Se eles estão acessando pelo Internet Explorer, Firefox, Celular Mobile. E o melhor, quantas visitas você possui por dia, além de saber de onde ela é(Se é de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, ou até mesmo se é fora do Brasil).

Com o Feedburner temos dados de estatísticas semelhantes às do Google Analytics, porém serve para leitores de Feeds RSS. Ou você acredita que todos que lêem seus feeds clicam em seus links?

Acredito que com essas ferramentas você consegue saber se o seu web-site está ou não trazendo o retorno desejado. E analisando todos estes dados, podemos pensar em como melhorar o nosso negócio.

Em breve pretendo disponibilizar maiores detalhes sobre as ferramentas.